Pesquisar este blog

Arquivo do blog

domingo, 16 de setembro de 2012

Governo vista as escolas com melhores notas no Ideb

A diretora Zuleica Sousa Voltolini levantou o dedo, como o gesto que os estudantes fazem para perguntar algo, mas ali o significado era outro. Ela pedia silêncio aos cerca de 450 alunos presentes para a cerimônia de homenagem ao resultado obtido pela Escola de Educação Básica São Bento, do município de São Bento do Sul, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): nota 7.4, nos anos iniciais e 6.2 nos anos finais, as melhores do Estado de Santa Catarina. Funcionou como mágica.
O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, pegou o microfone e teve o silêncio quebrado, por palmas, ao chamar todos os profissionais do colégio - professores, merendeiras, serventes e servidores administrativos - para receberem a condecoração. Uma placa identificando a conquista, acompanhada de uma frase. “Os pilares da educação catarinense são construídos pelas pessoas e suas obras.”
“O trabalho não é resultado só da direção. É de toda a equipe”, disse a diretora. O secretário da Educação, acompanhado do secretário regional de Mafra, Enalto de Oliveira Gondrige, parabenizou a equipe e também os alunos pelo resultado obtido na avaliação e destacou que a nota não só era a melhor de Santa Catarina, como também uma das melhores do país. “Além do ensino, a excelência está aqui nas atividades extracurriculares”, apontou Deschamps.
“É toda uma equipe que se empenha nas aulas e na preparação das mesmas para os alunos. É muito bom ver que esse esforço está sendo reconhecido”, comemorou a professora Ana Maria Camargo. Ela dá aula para os alunos da 6ª a 8ª série.
Durante a cerimônia, foram realizadas duas apresentações do grupo de dança “Hip Hop Xstile”, formado dentro da própria escola e que disputa campeonatos de dança nacionais. O coreógrafo do grupo, Danilo Rogério de Lara, explica a relação entre as atividades extracurriculares e as boas notas. “A disciplina que eu passo na sala de dança, eles levam para dentro da sala de aula.”
A EEB São Bento foi a primeira das quatro melhores escolas de Santa Catarina a receber uma visita. Seriam cinco, as quatro melhores de ensino nos anos iniciais, empatadas com a nota 7,4, e a melhor dos anos finais. Mas a EEB São Bento conquistou a primeira posição nas séries iniciais e nas finais. Então serão mais três escolas visitadas. O governador Raimundo Colombo participaria da visita, mas teve que ir para Lages porque seu pai teve um sério problema de saúde.
Apesar do bom resultado – Santa Catarina foi o melhor Estado nas avaliações do Ideb no Ensino Fundamental –, o secretário da Educação reconhece que ainda há muita coisa a ser feita, tanto em melhorias estruturais nas escolas, como no aumento do quadro efetivo dos professores e ações em outras áreas. A diretora parece concordar com a ideia de pensar à frente. Ao fim da cerimônia, disse aos alunos: “Agora temos que voltar para a sala de aula porque precisamos estudar muito para manter esse primeiro lugar no ano que vem.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os mais populares