Pesquisar este blog

Arquivo do blog

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

QUANDO O FEL É MAIOR QUE O FÍGADO

Filho de agricultores que sou(meus pais ainda moram num sítio, no interior de São Paulo) , relembro quando meu pai matava uma vaca ou um porco para seu consumo. Ao "limpar" o animal, fazia questão que eu estivesse por perto e , vez por outra, me falava sobre os cuidados que deveria ter no " procedimento". Dizia o meu pai que "você deve ter atenção com o fel, porque , se ele estourar, pode estragar toda a carne". O que meu pai chamava popularmente de "fel" é a visicula biliar, órgão que produz a bile, um hormônio que auxilia na digestão dos alimentos e que é jogado no fígado. Fiquei imaginando , então, como seria se o "fel" fosse maior que o fígado e se , num vacilo, espalhace todo o líquido amargo. Nossa! Se meu pai estivesse realmente correto, estragaria toda a carne do animal. Trazendo os dizeres do "meu velho" , que tenho verdadeira paixão, para os dias atuais e aplicado-os aos humanos, percebo que tem muita gente com o "fel" maior que o fígado e , sempre que pode, faz questão de espalha-lo , não medindo as conseqûências do mal  que produz . Aliás, tem prazer nisso!  Tal qual uma serpente , fica a espreita e não hesita em destilar  o pior dos venenos. Estas pessoas são o "fel" da sociedade e , infelizmente, temos que conviver, mesmo que esporadicamente. Pobres coitados! Não sabem que a vida é um círculo e que os mesmos ventos que espalham o veneno, também sopram na direção contrária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os mais populares