Pesquisar este blog

Arquivo do blog

segunda-feira, 18 de julho de 2011

AMBIENTALISTA CRITICA ENCONTRO DE TRILHEIROS EM CORUPÁ

G Fischer
O engenheiro agrónomo e ambientalista, Gerd Ficher, de Joinville, encaminhou a Fatma( Fundação de Amparo e Tecnologia do Meio Ambiente) e a outros órgãos, correspondência fazendo sérias críticas a realização do Banana Lama, festa anual do município de Corupá, considerado o maior encontro de trilheiros do mundo. Lei a integra:





Caros gestores do CONSEMA/FATMA
Em atenção da Sra. Miriam e Eng. Agr. Murilo Flores

A cada ano aumentam os participantes da  FESTA POLITICA doBANANALAMA. São milhares de motos, triciclos, quadriciclos todos usando as trilhas da mata Atlântica com muita folia, algazarra, bebidas, fumaças e barulho ensurdecedor com os decibeis estorando com o silencio sacro das matas nativas. 
A vocação do municipio de CORUPÁ é do turismo de grande qualidade ligado a Mata Atlântica e aos recursos hídricos.  Deveriam as autoridades ambientais de SC orientar os politicos que apoiam essa festa pagã e violenta, de que correm o risco de descaracterizar a vocação turistica natural do municipio.

Para o evento violento das trilhas, não existem normas aprovadas tanto pela FATMA, quanto pelo IBAMA para uso do ecossistema mata atlântica, lançamento de lixo por todos os lugares, os milhares de participantes fazendo as necessidades fisiologicas em qualquer lugar, barulhos de maquinas e de altofalantes colocados em carros superpotentes provocando um som altissimo - tudo sem controles.
TODA A REGIÃO é CLASSIFICADA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE cenarios  deslumbrantes de Corupá onde a atração turistica são as cachoeiras em grande numero.

O licenciamento ambiental do BANANALAMA - um movimento gigantesco de motores fumacentos dentro das matas nativas, deverá sim ser obrigatorio. Nas condicionantes das licenças devem ser analisados os seguintes impactos:
·                         Erosão fortissima causada pelo uso das trilhas.
·                         Mapa detalhado do uso da Mata Atlântica locando todas as trilhas,
·                         Programa de minimização de danos e impactos ambientais negativos nas trilhas cortadas por centenas de córregos que serão contaminados por oleo, argilas e lixo.
·                         Defenição dos Espaços usados pelo povo nas trilhas,  
·                         Localização dos sanitários e programa de manutenção dos mesmos nos dias do evento com indicação do afastamento correto dos resíduos sanitários.
·                         Monitoramento das emissões de CO2 e a respectiva compensação
·                         O impacto do barulho causados por motores, veiculos equipados  com poderosos sistemas de barulho
·                         O gerenciamento do lixo produzido nos dias do evento
·                         A certificação dos restaurantes e hoteis pela ANVISA
·                         TAC - termo de ajustamento de conduta sob controle do MP compensando os moradores impactados por essa gigantesca multidão pelos estragos causados em praças, vias publicas, jardins, terrenos turisticos e afins.
·                         A fumaça lançada no ambiente nativo onde animais silvestres são tremendamente impactados
Como condicionantes das licenças, a prefeitura de Corupá devera colocar a disposição sanitários públicos em numero suficiente às exigencias dos participantes que tomarão cerveja em excesso, muito baseado e drogas.
O Secretaria de Segurança do Estado devera autorizar a realização do evento estabelecendo regras legais de segurança para os dias do evento, resguardando os municipes de Corupá de vandalismos, agressões e crimes.
Os lucros da festa pertencem a poucos e a sujeira, os danos ambientais e materiais serão ´distribuidos por todos os moradores da pacata cidade.

Atenciosamente

Eng. Agr. Gert Roland Fischer

2 comentários:

  1. Este cara é um grande palhaço, Pois sou trilheiro e sou evangélico.
    NÃO FAÇO CONSUMO DE BEBIDAS ALCÓOLICAS E ENTORPECENTES.
    Esta pessoa é um tremendo frustrado.

    ResponderExcluir
  2. Como cidadão concordo que cada um tem o direito de dizer o que pensa a respeito do que os outros fazem, mas esse senhor esta um tanto equivocado quando diz a seguinte frase; "participantes que tomarão cerveja em excesso, muito baseado e drogas". Dizer que não exista isso em nosso meio, seria errado, mas generalizar já é um pouco demais, como em qualquer outra segmento, um encontro de trilheiros é uma mistura de pensamentos, de opiniões e de valores, mas com certeza cada um alí, é responsavel pelo que faz. Então Dr. pense um pouco e reflita,pois um evento desse tamanho vai muito além dessa sua definição.

    ResponderExcluir

Os mais populares