A partir desta terça-feira (2) o maior símbolo de Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz, fará parte do movimento mundial Outubro Rosa, juntamente com as pontes Colombo Sales e Pedro Ivo Campos. Durante todo o mês de outubro, a Celesc mantém iluminação especial nas três pontes que ligam a Ilha ao continente. As luzes serão acesas em cerimônia às 18h30 na Avenida Beiramar Norte, nº 1251, sob a ponte Hercílio Luz (Pier 54).
Para viabilidade da iluminação rosa, estão sendo substituídas 606 lâmpadas existentes por lâmpadas vapor metálico de 400W (422 na Hercílios Luz e outras 184 para as outras duas pontes). Por conta disso, a iluminação decorativa das pontes está desligada desde a última sexta-feira (28). O trabalho envolveu duas equipes de seis pessoas nas três pontes. “Ao iluminar a Hercílio Luz, maior cartão postal de Florianópolis, a Celesc evidencia sua adesão a essa causa nobre. As outras duas pontes completam o cenário que fará da capital catarinense um símbolo da prevenção ao câncer de mama”, avalia o presidente da Celesc, Antonio Gavazzoni.O projeto tem como premissa a abordagem contemporânea de iluminação de monumentos arquitetônicos, visando salientar e destacar no período noturno a tridimensionalidade da construção, utilizando lâmpadas coloridas, proporcionando uma melhor visão do conjunto arquitetônico e sua riqueza de detalhes, utilizando contrastes por meio de luzes e sombras. O investimento foi de R$ 74,5 mil.
Movimento mundial - O Outubro Rosa teve início em 1997 na Califórnia, Estados Unidos, e ficou conhecido no mundo inteiro por iluminar prédios públicos com a cor rosa. A Torre de Pisa na Itália; o Arco do Triunfo em Paris, a Casa Branca em Washington e as Pirâmides do Egito. No Brasil já foram iluminados o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Teatro Amazonas, em Manaus, a Pinacoteca, em São Paulo, a Ópera de Arame, no Paraná e o memorial Juscelino Kubitschek, em Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário