Pesquisar este blog

Arquivo do blog

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Cejac comemorou 13 anos de fundação no dia 27 de setembro

O Cejac (Centro de Educação de Jovens e Adultos) foi implantado em Corupá no dia 27 de setembro de 1999, completando 13 anos de fundação em 2012. O objetivo do Cejac é  oportunizar aos jovens e adultos, a conclusão do ensino fundamental e médio no próprio município. A Eja (Educação de Jovens e Adultos) é um espaço de socialização de conhecimentos com cunho científico, a fim de legitimar o aluno como um cidadão crítico, competente e autônomo, apto a enfrentar e permanecer no mercado de trabalho exigente, competitivo e em constante transformação, bem como tornar-se um indivíduo ciente de suas potencialidades, direitos e deveres.
    Para o secretário de Educação Lairton Hartmann Müller, foi o projeto da Eja (Educação de Jovens e Adultos), que possibilitou a inserção destes profissionais no mercado de trabalho. Nestes 13 anos, já se formaram alunos que estão em universidades e outros fizeram cursos técnicos, sendo profissionais que brindam a sociedade com seu talento.  “Esta Instituição já provou sua eficácia, através de seu incansável trabalho. Fui professor da Eja e sinto orgulho até hoje. Parabéns a todos os alunos e professores que muito contribuíram e contribuem em benefício de nossas famílias e sociedade. Muito obrigado pelo serviço e esforço prestado”, agradece o secretário Lairton.
    Atualmente o Cejac funciona nas dependências da Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira. O horário de atendimento na secretaria é de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h (matutino) e de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21 horas (noturno).
       O Cejac está sempre cadastrando alunos que queiram concluir seus estudos. As matrículas podem ser feitas na alfabetização de adultos (Nivelamento I e II) e nas disciplinas de ensino fundamental: Português, Artes, História, Geografia, Ciências e Matemática. A idade mínima é 15 anos. As aulas ocorrem por meio de módulos, com aulas em três dias por semana, de segunda a sexta-feira.
    Para matricular-se no ensino médio é necessário ter 18 anos e as aulas são presenciais, de segunda a sexta-feira, concluindo em um ano e meio.
 No próximo ano letivo haverá grade curricular com aulas em três dias por semana. Quem optar por esta modalidade,  termina o ensino médio em dois anos e meio.    
     Os documentos necessários para matrícula são: RG, CPF, histórico escolar, foto 3x4 e comprovante de residência.
         Hoje o Cejac possui 318 alunos matriculados, da alfabetização ao ensino médio. O quadro administrativo e pedagógico é formado por  nove professores, sendo uma professora de alfabetização, três professores de ensino fundamental e cinco professores de ensino médio, uma secretária e uma auxiliar de serviços gerais. O Cejac é representado legalmente por Vivian Dallmann Soares Pereira, tendo como coordenadora geral, a professora Jaqueline Pscheidt.
  
Novidades em 2012

Aula Presencial
     Em 2012, muitas novidades no Cejac. Uma delas é a nova modalidade de ensino, que passou a ser regular, isto é presencial, com aulas todos os dias de segunda a sexta-feira.
      No dia 1 de março iniciou a aula inaugural com a primeira turma no modo presencial Eja do Ensino Médio.
    As aulas acontecem no formato "regular", com 5 aulas de 40 minutos, de segunda a sexta-feira. O curso tem duração de um ano e meio para a conclusão do ensino médio. Esta primeira turma conta com 22 alunos.
“Acreditamos que com o modo presencial os alunos terão um melhor aprendizado,  pois o contato com professores e colegas é maior, além de aumentar os laços de afetividade entre os mesmos”, diz a coordenadora Jaqueline Pscheidt.

 Projeto Polo Weg Florestal
     Outra ação positiva foi a retomada do projeto Polo Weg Reflorestal para atender aos trabalhadores da empresa, na localidade conhecida como Sertãozinho.
      Em fevereiro deste ano, após aplicação do testes de sondagem, foram apresentadas as professoras Grace Raasch e Gabriela Carloto Araújo de Oliveira, que lecionam para as duas turmas formadas: alfabetização e nivelamento e outra de Língua Portuguesa. As aulas começaram em março e ocorrem todas as terças e quintas-feiras.
     Está prevista ainda a inauguração da biblioteca comunitária no local, um projeto da professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa Gabriela de Oliveira, que está sendo desenvolvida através da parceria entre Cejac e Weg Florestal.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os mais populares