Pesquisar este blog

Arquivo do blog

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

VEREADORES DE ITAJAÍ IGNORAM PRESSÃO POPULAR E APROVAM AUMENTO NO NÚMERO DE CADEIRAS

Ao contrário do que ocorreu em Jaraguá do Sul, onde foi mantido o número atual de 11 vereadores para a próxima legislatura, os vereadores de Itajaí ignoraram a pressão popular e aumentaram o número de integrantes da casa a partir de 2013.

Os vereadores de Itajaí aprovaram nesta terça-feira à noite o aumento de 12 para 21 parlamentares. A medida vale para a próxima legislatura. A segunda votação do projeto, que modifica a Lei Orgânica do município, teve nove votos favoráveis e dois contrários, além de uma ausência. 

Na sessão, que começou às 18h e foi até as 21h45min, cerca de 100 pessoas marcaram presença, entre elas empresários que encabeçaram a campanha contra o aumento de cadeiras e representantes de entidades da sociedade civil organizada.
A questão que movimentou a cidade durante quase dois meses foi decidida em dois minutos. A votação rápida arrancou aplausos e gritos de comemoração por parte da plateia, que erguia cartazes de apoio. Houve também quem protestou contra o aumento de cadeiras. Por conta da movimentação, a rua em frente à Câmara foi fechada antes da sessão. A Polícia Militar fez plantão no local, mas não precisou ser acionada.
O presidente interino da Câmara, Nikolas Reis (PT), disse, antes da votação, que independente do resultado, Itajaí já estava ganhando. Para Reis, a discussão em torno do aumento de vagas foi salutar à democracia e para o entrosamento da Câmara com a comunidade.
— Há muito tempo não via esse plenário cheio. Como é importante a participação da população em questões tão relevantes — afirmou.
Antes da votação, o Observatório Social de Itajaí, que representa entidades civis organizadas do município, entregou um abaixo-assinado com cerca de 9 mil assinaturas. Ao ocupar a tribuna, o presidente do PDT, o vereador Marcelo Sodré, afirmou que partidos do município se comprometeram em não aumentar o gasto anual da Câmara mesmo diante do aumento.
O vereador Laudelino Lamin (PMDB) lamentou a aprovação:
— Vivemos um momento histórico. Infelizmente a vontade política foi mais forte do que a vontade do itajaiense.
A presidente da Associação Empresarial de Itajaí (Acii), Maria Izabel Pinheiro Sandri, compartilhou da opinião de Lamin:
— Fizemos uma campanha tentando sensibilizar os vereadores, mas eles não mudaram de ideia. É uma pena, mas também faz parte da democracia.
Fonte ClicRbs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os mais populares